top of page

​SELEÇÃO

​

A seleção dos candidatos será fundamentada:

​

  • no exame da documentação apresentada pelo candidato;

  • na avaliação curricular de acordo com critérios quantitativos definidos pela Comissão de Seleção e Bolsas, que levarão em conta o coeficiente de rendimento (CR), a produção acadêmica e a experiência do candidato;

  • na avaliação da capacidade de leitura e compreensão de um texto técnico na Língua Inglesa, através de versão para a Língua Portuguesa;

 

Adicionalmente, para o candidato ao doutorado:

​

  • na avaliação do projeto de pesquisa e do plano de trabalho;

  • na avaliação da capacidade de leitura e compreensão de um texto técnico em outra língua estrangeira (francês ou espanhol – até o exame de qualificação).

 

A nota final de cada candidato será estabelecida pela média das notas da avaliação curricular. Será considerado APROVADO o candidato que, no final do processo seletivo, tiver obtido média igual ou superior a 7 (sete) e a menção apto na prova de língua inglesa. O candidato poderá ser aprovado, mas não selecionado.

Apenas os candidatos aprovados serão classificados em ordem decrescente de suas notas finais. 

​

​

​

​

​

​

​

​

​

 

​

 

BOLSAS

​

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Química (PPG-EQ/UERJ) disponibiliza anualmente Bolsas para os alunos aprovados no Processo de Seleção. A quantidade de Bolsas será informada oportunamente, no início do período letivo, de acordo com a oferta dos órgãos de fomento (CNPq, CAPES, FAPERJ). Adicionalmente, os docentes do programa desenvolvem projetos de pesquisa com empresas que também podem oferecer Bolsas.

moleculas.png
Estrutura moderna

Processo de Seleção

Processos Químicos, Petróleo e Meio Ambiente

Seleção 2024/1
bottom of page