Estrutura moderna

Infraestrutura

moleculas.png

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPG-EQ/UERJ) possui uma infraestrutura completa para o desenvolvimento de suas atividades, sendo esta subdividida em: (1) Ensino; (2) Pesquisa Laboratorial; (3) Informática; (4) Administração; (5) Biblioteca e (6) Outros. A infraestrutura relacionada aos itens (1) a (5) está localizada no Pavilhão Haroldo Lisboa da Cunha (PHLC) do campus Maracanã, enquanto aquela relacionada ao item (6) encontra-se no Pavilhão João Lira Filho, também no campus Maracanã.

 

1.Ensino

 

O espaço físico é composto por três salas de aula climatizadas com capacidade para 25 alunos cada, todas dotadas de projetores multimídia para uso nas atividades de ensino e defesas de teses, dissertações e exames de qualificação. Esses espaços contam ainda com duas unidades de videoconferência móveis, que podem ser usadas para a participação de colaboradores ou avaliadores externos, poupando tempo e recursos que seriam necessários ao deslocamento de tais profissionais. Adicionalmente, há também uma sala de reuniões, com capacidade para 15 pessoas. Para eventos que atraiam um maior público, tais como, palestras, workshops e minicursos, o PPG-EQ/UERJ utiliza os dois auditórios do Instituto de Química (120 lugares).

 

 

2.Pesquisa Laboratorial

 

A infraestrutura de pesquisa do PPG-EQ/UERJ é formada por 16 laboratórios, que ocupam no total uma área superior a 680 m2 nas dependências do Instituto de Química. Nestes laboratórios, são desenvolvidos os trabalhos experimentais ligados às quatro linhas de pesquisa do Programa: Processos Catalíticos, Bioprocessos e Tecnologia Química, Fundamentos de Engenharia Química e Engenharia de Processos e Novos Materiais.

 

Todos os laboratórios do PPG-EQ/UERJ são dotados de uma infraestrutura básica que contempla itens convencionais necessários para pesquisas na área de engenharia química. De acordo os projetos de pesquisa desenvolvidos, há diversos equipamentos especializados distribuídos ao longo dos laboratórios das quatro linhas de pesquisa.

A infraestrutura disponibilizada na área de Bioprocessos e Tecnologia Química possibilita estudos direcionados a processos fermentativos, biorremediação, microbiologia ambiental, síntese de biocombustíveis e biolubrificantes, assim como a síntese enzimática de poliésteres, despolimerização enzimática e outros processos empregando biocatalisadores. A infraestrutura para o desenvolvimento das pesquisas na área de Bioprocessos e Tecnologia Química possui também instrumentos analíticos adequados para determinações de elementos traços ou componentes majoritários em diferentes matrizes com sistemas de digestão em placa ou mesmo auxílio de radiação de microondas. Na área de Processos Catalíticos, destaca-se a infraestrutura existente para o preparo, caracterização, avaliação de desempenho e aplicação de catalisadores em diferentes processos químicos. Deve-se, ainda, mencionar a infraestrutura disponibilizada para a linha de Fundamentos da Engenharia Química e Engenharia de Processos, na qual são desenvolvidos estudos de equilíbrio líquido-líquido, ou líquido-vapor, fenômenos interfaciais e outras medidas termodinâmicas. Destaca-se ainda, a criação de um laboratório com instrumentação analítica dedicado a medidas de interesse da indústria petroquímica, resultante de uma parceria do PPG-EQ/UERJ com a Petrobras. Finalmente, na linha de pesquisa de Novos Materiais, a infraestrutura de pesquisa está direcionada a estudos de corrosão, em condições ambientalmente amigáveis, e a síntese e caracterização de materiais poliméricos. Destacam-se, também os estudos visando à síntese de nanomateriais como óxido de grafeno, nanocompósitos à base de grafeno, óxidos mistos de metais de transição e ferritas supermagnéticas visando aplicações como supercapacitores, eletrocatalisadores e adsorventes. Esta infraestrutura disponibilizada é compartilhada pelos usuários do PPG-EQ/UERJ, no sentido de minimizar os gastos e melhor aproveitamento dos recursos.

 

 

3.Infraestrutura de informática

 

O PPG-EQ/UERJ possui dois laboratórios de informática, um deles para a realização de pesquisas e suporte acadêmico e outro para a realização de aulas.

 

O laboratório para suporte às atividades de pesquisas que impliquem na utilização de recursos computacionais, tais como simulações de alto custo computacional, possui área de 25 m2 e é dotado de um conjunto de 06 computadores de alto desempenho.. Esta sala possui também baias livres, dotadas de tomadas e acesso à internet, onde os alunos podem usar seus próprios notebooks.

 

O laboratório didático é destinado para as aulas onde a utilização de computadores se faça necessária. O laboratório possui 26 computadores em uma sala de 35 m2 com acesso à Internet e recursos multimídia. Nos computadores desta sala, estão instalados softwares livres (e.g., Scilab, R) e aqueles adquiridos com recursos do PPG-EQ/UERJ para suporte às disciplinas (e.g., Mathcad, GAMS). O laboratório conta também um projetor multimídia para auxiliar nas aulas.

 

Além da infraestrutura computacional apresentada, o Laboratório de Fenômenos Interfaciais e Termodinâmica que utiliza remotamente os supercomputadores Santos Dumont (LNCC) e Lobo Carneiro (UFRJ) para cálculos que requerem maior esforço computacional.

 

4.Administração

 

A Secretaria do PPG-EQ localiza-se no Pavilhão Haroldo Lisboa da Cunha, 4º andar, sala 400, na Rua São Francisco Xavier, 524, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O horário de funcionamento é das 10:00h às 17:00h. Ela conta com dois servidores técnico-administrativos do quadro permanente da Instituição com dedicação exclusiva ao PPG-EQ/UERJ.  A Secretaria dispõe de computadores e impressoras que servem de suporte para as suas atividades administrativas. O endereço eletrônico é ppgeq.uerj@gmail.com.

 

5.Biblioteca

 

A Biblioteca do Instituto de Química (CTC/Q - www.rsirius.uerj.br/novo/index.php/bibliolista/tecnologia-e-ciencias/ctc-q) é uma das 21 bibliotecas da UERJ administrada pela rede Sirius (www.rsirius.uerj.br), estando localizada na Sala 415, no 4º andar do PHLC, ocupando um total de 142 m2, envolvendo espaço para o acervo, salão de leitura, sala de estudos e gabinete para bibliotecários. O salão de leitura possui computadores exclusivos para a consulta à base de dados do acervo presencial e de outras instituições, com acesso irrestrito ao Portal de Periódicos da CAPES e, através deste, a diversas bases de dados internacionais (Web of Science, Scopus, Scifinder, etc). O acervo presencial, protegido por torre antifurto, contempla livros, periódicos, teses, folhetos, manuais e dicionários das áreas de química e engenharia química. A infraestrutura disponível oferece serviços de empréstimo de livros e publicações, consulta a obras restritas, CD-ROMs, vídeos, monografias, dissertações e teses, empréstimo de livros entre bibliotecas externas à UERJ e serviço de consulta on-line, local ou remota, aos mais de 100 mil títulos que formam o acervo da Rede Sirius. Além disso, a biblioteca opera com outras bibliotecas da Universidade e do país em sistema de empréstimos entre bibliotecas e integra o Sistema de Biblioteca-Base do Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT).

 

O texto completo de todas as teses e dissertações produzidas no PPGEQ/UERJ encontra-se disponibilizado, via web, pela Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ (www.bdtd.uerj.br), que integra o Consórcio da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) nacional, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

 

6.Outros

 

- O PPG-EQ/UERJ conta com a infraestrutura oferecida pela Universidade para atendimento aos problemas relacionados à manutenção e modificações envolvendo serviços elétricos, hidráulicos, mecânicos, de refrigeração, serralheria, vidraçaria, alvenaria e pintura (DEMAN/UERJ - https://www.prefeitura.uerj.br/prefeitura/deman/).