Proposta do Programa

Ano base - 2020

Anos de

1. Articulação, aderência e atualização das áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos em andamento e estrutura curricular, bem como a infraestrutura disponível, em relação aos objetivos, missão e modalidade do Programa.

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Química da UERJ (PPG-EQ/UERJ), em nível de mestrado e de doutorado, tem como objetivo geral promover o aprimoramento científico de graduados e mestres em Engenharia Química, Química e outras áreas afins, visando a formação de docentes, pesquisadores e profissionais altamente qualificados, com excelência acadêmica, capacidade crítica e visão social capazes de desenvolver atividades científicas e tecnológicas no campo da Engenharia Química.

A missão básica do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química da UERJ (PPG-EQ/UERJ) é a formação de mestres e doutores com sólidos conhecimentos teóricos, espírito crítico desenvolvido e capacidade inovadora, que estejam aptos para identificar problemas e apontar soluções voltadas para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

2. Coerência e consistência entre as áreas de concentração, as linhas de pesquisa, os projetos em andamento e a estrutura curricular

O PPG-EQ/UERJ possui uma única área de concentração, denominada: “Processos Químicos, Petróleo e Meio-Ambiente”. As pesquisas desenvolvidas no âmbito do PPG-EQ/UERJ não são limitadas a apenas uma área temática da Engenharia Química, envolvendo pesquisas em quase todos os seus principais campos. Apesar da amplitude deste escopo, a coesão do Programa é garantida pelo grande número de orientações conjuntas, inclusive envolvendo professores de linhas de pesquisa diferentes. Por  esta razão, optou-se por uma única área de concentração desde a criação do Programa.

Esta área de concentração se desdobra em quatro linhas de pesquisa, que representam núcleos básicos da Engenharia Química e englobam os diversos projetos de pesquisa em desenvolvimento no PPG-EQ/UERJ, conforme a lista a seguir:

Linha de Pesquisa: Processos Catalíticos;

Linha de Pesquisa: Fundamentos da Engenharia Química e Engenharia de Processos;

Linha de Pesquisa: Bioprocessos e Tecnologia Química;

Linha de Pesquisa: Novos Materiais.

3. Abrangência e atualização da estrutura curricular em consonância com as áreas de concentração, levando em conta o conjunto das disciplinas, suas respectivas ementas e bibliografia, e o corpo docente permanente.

A discussão sobre a estrutura curricular do PPG-EQ/UERJ será apresentada em relação aos cursos de mestrado e doutorado separadamente, acompanhada de uma discussão complementar comum aos dois cursos. Embora ambos compartilhem o mesmo universo de disciplinas, a organização curricular de cada curso é distinta. Caso seja necessário consultar as ementas de cada disciplina e as respectivas bibliografias, as mesmas estão disponíveis na página do programa: www.ppgeq-uerj.org